Seminário de qualificação e formação para secretários e secretárias de comunidades e paróquias.

12/08/2017

1
3
4a
5
6
7
9
11
8
1 | 1
Ampliar

O Sínodo Paranapanema promoveu no sábado, dia 12 de agosto, um seminário de qualificação e formação para secretários e secretárias de comunidades e paróquias.
Às 9h, depois de um café servido como forma de acolher e dar as boas vindas, o presidente do Conselho Sinodal, Heinz Egon Löwen, fez a abertura e passou a palavra ao Pastor Sinodal, Odair Braun, para um momento de reflexão baseado no texto de Mateus 7. 24-27.
Em seguida, Elizabeth Flemming e Nilceia Medina Wassen assumiram a condução do seminário, lançando um desafio: que o grupo (em torno de 26 participantes) se organizasse em duplas; e que cada dupla, de braço dado, confeccionasse um barquinho de papel, usando apenas as duas mãos “livres”. A realização da tarefa provocou algumas reflexões relacionadas a: prever dificuldades, planejar, confiar, seguir instruções, comprometer-se, respeitar regras, trabalhar em equipe, alcançar o objetivo,...
Considerando o nosso contexto (comunidade/paóquia/sínodo/IECLB), ”Quem poderiam ser as duas mãos?” e “Quem poderia ser o barquinho?” foram outros dois aspectos sobre os quais o grupo emitiu opiniões.
O ponto seguinte foi a organização estrutural da IECLB e do Sínodo Paranapanema. E, aproveitando o assunto “organização”, falou-se um pouco de PAMI e de estatísticas.
No final da manhã, um momento de “Vez e Voz”: onde foram compartilhados, entre os secretários e secretárias presentes, pontos positivos e negativos do exercício da função; além das expectativas de todos em relação ao próprio seminário.
À tarde, foi a vez de explorar o material impresso: uma apostila que trazia conteúdo sobre as diversas instâncias com as quais secretários e secretárias estão envolvidos (presbitério, comunidade, paróquia, sínodo, IECLB); atribuições e responsabilidades de quem exerce a função; assim como cópia dos principais documentos normativos da IECLB e do Sínodo Paranapanema.
Como forma de avaliação, na retomada das expectativas em relação ao seminário, percebeu-se que todas, de acordo com os próprios participantes, tinham sido contempladas.
O Sínodo Paranapanema, com o novo plano de ação missionária (PAMI) em fase final de construção, acredita que investir na qualificação e formação, tanto de ministras e ministros quanto de lideranças, reflete significativa e positivamente na concretização da missão da Igreja.
 

COMUNICAÇÃO
+
Anunciarei o amor de Deus, o Senhor, e darei graças por tudo o que Ele tem feito.
Isaías 63.7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br