Edital de Projetos IV/2017 - Formação e Capacitação para a Vivência da Fé

16/08/2017

 EDITAL DE PROJETOS IV/2017
Formação e Capacitação para a Vivência da Fé

 

Objetivo

A Secretaria Geral da IECLB abre Edital com o objetivo de apoiar projetos de sínodos e organismos identificados que visam possibilitar a formação e capacitação para a vivência da fé.

O apoio a projetos tem por base a Missão da IECLB, que é “Propagar o Evangelho de Jesus Cristo, estimulando a sua vivência pessoal na família e na comunidade e promovendo a paz, a justiça e o amor na sociedade brasileira e no mundo”, e está igualmente ancorado na Visão da IECLB, que é “Ser reconhecida como igreja de comunidades atrativas, inclusivas e missionárias, que atuam em fidelidade ao evangelho de Jesus Cristo, destacando-se pelo testemunho do amor de Deus, pelo serviço em favor da dignidade humana e pelo respeito à criação”.

O Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI) é o resultado de um esforço coletivo e participativo na IECLB, e por isso um referencial importante também no processo de elaboração, execução, monitoramento e avaliação de projetos.

O PAMI desperta a Igreja para a importância do planejamento da ação missionária e promove espaços de reflexão sobre processos de gestão. Por isso, o PAMI – por sua metodologia e pela teologia que o sustenta – é o referencial básico para análise e resposta às demandas apresentadas pelos projetos enviados à Secretaria Geral da IECLB.

O PAMI promove a unidade da Igreja. Sua metodologia reflete a intencionalidade de facilitar e realizar planejamento focado na missão da IECLB e orientado por objetivos comuns. Motiva a reflexão teológica sobre missão e propõe a utilização do planejamento como instrumento de gestão.

O objetivo geral do PAMI, de ampliar e consolidar a ação missionária da IECLB, articula-se em quatro objetivos específicos: evangelização, comunhão, liturgia e diaconia. Estes se relacionam com os eixos transversais da educação cristã contínua, da sustentabilidade e da comunicação. É a partir destes objetivos e destes eixos transversais que os projetos serão analisados e avaliados.

Que tipo de projeto será apoiado a partir deste Edital?

Projetos que enfocam a formação e capacitação para “promover a vivencia da fé em Jesus Cristo em comunidade” e “celebrar o amor de Deus na comunidade e no mundo” que,

a. Proporcionem o cuidado e a capacitação contínua de ministros e ministras, nas seguintes temáticas: Mediação de Conflitos, Tema do Ano, Comunicação e Confessionalidade Luterana.

b. Visem à capacitação nas áreas de planejamento e gestão comunitária.

c. Visem à capacitação na área da Educação Cristã Contínua, nas seguintes temáticas: Missão Criança e Fundamentos Pedagógicos do Plano de Educação Cristã Contínua.

d. Visem à capacitação para o tema Fé, Gratidão e Compromisso.

e. Visem à capacitação e qualificação funcional de lideranças comunitárias.

f. Visem à capacitação e formação para a Ação Missionária.

g. Visem à capacitação e formação para a justiça climática, educação ambiental e cuidado com a criação.

São requisitos para seleção e análise dos projetos:

Parecer do Conselho Sinodal.
Projetos que tenham como base o Plano de Educação Cristã Contínua da IECLB – PECC.
Projetos que contemplam as quatro áreas temáticas consideradas prioritárias para a Educação Cristã Contínua: Bíblia, Confessionalidade, Missão e Contextos.
Projetos elaborados e cadastrados a partir do Aplicativo de Gestão de Projetos da IECLB.
Previsão orçamentária coerente com o plano de ação do projeto.
O prazo de execução do projeto deverá ser de até um ano, a partir de janeiro de 2018, podendo ou não ter o tempo de execução prorrogado.
Que o valor solicitado não ultrapasse 65% do valor total do projeto.

Observações:
1) Os projetos podem ser aprovados parcial ou integralmente.
2) Não serão apoiados projetos que não estejam de acordo a este edital e encaminhados fora do prazo.
3) O envio de projetos não garante a sua aprovação.

Como encaminhar o seu projeto?

O projeto deverá ser cadastrado no Aplicativo de Gestão de IECLB. http://www.aplicativosieclb.org.br/projetos. Anexo a este Edital segue Manual para cadastro.

O que acontece com o projeto depois que é enviado?

A equipe do Núcleo de Projetos examinará o projeto em conjunto com as Secretarias responsáveis e, se preciso, solicitará à organização proponente novas informações ou esclarecimentos sobre a proposta. O conjunto de projetos será analisado pela instância competente: Conferência de Secretárias e Secretários e Presidência, Diretoria do Conselho da Igreja ou Conselho da Igreja.

Como saber se o projeto foi aprovado?

A comunicação do resultado da análise e seleção dos projetos será enviada para o endereço eletrônico da organização proponente, com cópia ao respectivo Sínodo a partir de 10/12/2017.

Calendário e prazos:

Abertura do Edital (início do prazo de encaminhamento de projetos)  7 de agosto de 2017 
Encerramento do Edital (prazo final de encaminhamento de projetos) 10 de outubro de 2017 
Comunicação do resultado da análise e seleção de projetos a partir de 10 de dezembro de 2017 
Repasse do recurso financeiro  Mediante disponibilidade

Acompanhamento e avaliação: 

O acompanhamento dos projetos será feito pelo respectivo Sínodo com a assessoria das Secretarias responsáveis e Núcleo de Projetos, por meio de contatos via e-mail, contatos telefônicos, visitas in loco, fotos, relatórios narrativos e relatórios financeiros.

Permanecem dúvidas?

Escreva para coordenacaoprojetos@ieclb.org.br

Documentos para consulta:

• Plano de Educação Cristã Contínua da IECLB: http://www.luteranos.com.br/site/conteudo_organizacao/governanca-suporte-normativo/plano-de-educacao-crista-continua-pecc-1
• Plano de Ação Missionária da IECLB – PAMI: http://www.luteranos.com.br/pami/2014/pami-documentos

Porto Alegre, 7 de agosto de 2017.

Diác. Ingrit Vogt
Secretária-Geral da IECLB
 

COMUNICAÇÃO
+
Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude vocês a viverem bem uns com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus.
Romanos 15.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br